Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

HISTÓRIA: JESUS ACALMA A TEMPESTADE
Primeiro dia da EBF 2012
 
 
 
Bem gente, como disse a vcs, eu peguei uma historia de Jesus acalma a tempestade e adaptei para o que eu queria, que era que tivesse uma  bonequinha contando a historia, usando o livrão, os fantoches interagindo e a equipe encenando enquanto a bonequinha conta a historia.....





 
Vou publicar primeiro, a historia como eu peguei e depois a que eu adaptei...
 
- A historia como peguei:
 
 
Ler: Mateus 8:23-27; Lucas 8:22-25
Versículo para DECORAR: "Eu estarei com vocês todos os dias". (Mt 28:20).

APLICAÇÃO: saber que podemos contar com Jesus em toda e qualquer situação.
 
Introdução
 
(Mostre a figura de uma tempestade no mar). Quem já conhece o mar? Ele é muito bonito, mas também é muito perigoso. Vocês já viram ondas grandes como aquelas que vemos em filmes, que jogam o barco ou navio de um lado para outro, sem que o piloto possa fazer alguma coisa?
 
Desenvolvimento
 
Hoje vamos estudar mais um milagre de Jesus. Já vimos que Jesus fez vários milagres - numa festa de casamento transformando água em vinho, curando enfermos, ressuscitando mortos, e hoje vamos vê-lO fazendo um milagre no mar. Jesus e Seus discípulos estavam indo de barco para uma cidade que ficava do outro lado. Como Ele estava cansado, resolveu descansar um pouco. De repente, começou uma tempestade e o barco era jogado de lá para cá; O barco devia estar cheio de água e o vento soprava cada vez mais forte. Os discípulos começaram a ficar com medo. Quem aqui tem medo de alguma coisa? Pode ser medo de ficar sozinho em casa, de se perder na rua, medo do escuro, etc.
Os discípulos tiveram tanto medo que o barco virasse que até se esqueceram de quem estava dentro do barco. Mas sabem quem estava mesmo dormindo no meio daquela confusão toda? (Deixe que as crianças respondam.) Isso mesmo, Jesus. Então os discípulos foram chamá-lO e disseram: "Mestre, Mestre! Nós vamos morrer!" (leia na Bíblia Lc 8:24). Jesus se levantou depressa e mandou que o vento e as ondas se acalmassem; na mesma hora tudo ficou tranquilo. Os discípulos ficaram admirados e disseram: "Ele manda até no vento e nas ondas, e eles obedecem". Jesus ensinou aos discípulos e a nós também que podemos confiar nEle em qualquer situação. Ele está sempre pronto a nos ajudar.

Conclusão
 
Os discípulos ficaram admirados com o poder de Jesus. Eu também ficaria se estivesse lá. Que bom termos Jesus, que é tão poderoso, perto de nós. Por isso, não precisamos ter medo quando estamos sozinhos, no escuro, quando cai um temporal, etc.
 
Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (10).
 
Baseada na historia acima, eu adapatei e ela ficou dessa forma:
Onde está historiadora, colocamos a beonequinha....
Entra a contadora de historia e começa a conversar com as crianças, interagir com elas. Faça perguntas sobre a EBF, a vida delas, enfim, criatividade não nos deve faltar....
Ela então pega, o livrão que deve estar em lugar estratégico, de uma forma bem teatral como se o livro estivesse pesado.
Ai, do nada, aparece os fantoches..  Todos cumprimentam a historiadora (inventar um nome para ela)  e depois um deles pergunta:  “ Oi (ome da historiadora), vc tb veio para a EBF?
Historiadora: Claro, num podia perder esse momento.. E ainda por cima, fui convidada para contar a historia de hj, que é muito bonita e interessante. Vcs já ouviram a historia de quando Jesus acalma a tempestade?
Fantoches: Não..
Historiadora:   E vcs crianças, já ouviram? Então hj, vcs vao aprender um pouco mais sobre esse lindo comandante que é Jesus.. Feche os seus olhinhos, mas só abra quando eu mandarhein??!!!  e navegue comigo e com  Jesus nessa historia linda.
A historiadora abrirá o livro e começará a contar a historia (todos de olhos fechados).....
Introdução:
Será colocado o barulho de uma tempestade ( no Youtube, há videosm onde baixamos somente o audio com o som da tempestade) e no telão aparecerá a figura de uma tempestade no mar... Todos abrirão os olhos, pois se assustarão...(se alguma criança ainda não abriu, mande abrir)
HISTORIADORA: Quem já conhece o mar? Ele é muito bonito, mas também é muito perigoso. Vocês já viram ondas grandes como aquelas que vemos em filmes, que jogam o barco ou navio de um lado para outro, sem que o piloto possa fazer alguma coisa?
Hoje veremos mais um milagre de Jesus. Já vimos que Jesus fez vários milagres - numa festa de casamento transformando água em vinho, curando enfermos, ressuscitando mortos, e hoje vamos vê-lO fazendo um milagre no mar.
Jesus e Seus discípulos estavam indo de barco para uma cidade que ficava do outro lado. Como Ele estava cansado, resolveu descansar um pouco.
Nessa hora, os meninos do teatro entrarão em cena, uns balançaram o TNT azul como se fosse o mar e entra um barquinho com Jesus e seus discípulos.... Jesus vai para o  fim do barco dormir...
De repente, começou uma tempestade
Os meninos do mar começam a agitar oTNT e um barulho de tempestade com trovões começa ..
e o barco era jogado de lá para cá. O barco devia estar cheio de água e o vento soprava cada vez mais forte.
Os discípulos dentro do barco devem mostrar desespero e começar a insinuar que a agua está entrando dentro do barco. Demostraram medo enquanto a historiadora conta a historia
Os discípulos começaram a ficar com medo. Quem aqui tem medo de alguma coisa? Pode ser medo de ficar sozinho em casa, de se perder na rua, medo do escuro, etc.
Os discípulos tiveram tanto medo que o barco virasse que até se esqueceram de quem estava dentro do barco. Mas sabem quem estava mesmo dormindo no meio daquela confusão toda? (Deixe que as crianças respondam.)
Isso mesmo, Jesus. Então os discípulos foram chamá-lO e disseram:
Enquanto a historiadora conta a parte acima, os discípulos correm para o final do barco e adordam Jesus, e quando ela terminar de falar “e disseram”, todos devem falar: "Mestre, Mestre! Nós vamos morrer!"
Jesus se levantou depressa ed isse:
Ordeno que o vento e o mar se acalmem!!
Asssim que ele terminar de falar, quem estiver agitando o TNT deve para e acalmar
na mesma hora tudo ficou tranquilo
Os discípulos ficaram admirados e disseram:
E os discípulos falaram: "Ele manda até no vento e nas ondas, e eles obedecem"
Jesus ensinou aos discípulos e a nós também que podemos confiar nEle em qualquer situação. Ele está sempre pronto a nos ajudar.
Os discípulos ficaram admirados com o poder de Jesus.
Eu também ficaria se estivesse lá. Que bom termos Jesus, que é tão poderoso, perto de nós. Por isso, não precisamos ter medo quando estamos sozinhos, no escuro, quando cai um temporal, etc.
E vcs fantoches (fala o nome deles) gostaram da historia?
Aprenderam mais sobre esse Jesus maravilhoso?
E vcs crianças, viram como Jesus é bom e tem poder?
Tudo lhe obedece... Ele tem poder para mudar a nossa historia e nos fazer felizes, nos fazer vencer todas as nossas dificuldades e mais..
Pode nos trazer a salvação, a vida eterna...
A historiadora fecha o livro, poe de lado, e pede que todos se coloquem de pé e pergunta quem deseja continuar navegando com Jesus e quer deixar que Ele comande a sua vida?
Faça uma oração entregando a vida nas mãos de Deus..
Após a oração, os fantoches se despedem da historiadora e das crianças, E ela tb se despede de todas as crianças, dizendo que amanha volta com mais uma historia de Jesus e passa a palavra....
Gostou? Sugestões, dúvidas....Deixe seu comentário... será um prazer pra nós!!!!!
 
Tia Carla
 
 
 


0 comentários:

Postar um comentário